Disciplina e Determinação

admin 21 de fevereiro de 2017 1434 Nenhum Comentário

image

Se quero progredir e está difícil, quais segredos não me contaram?

Todo mundo fala em progredir na carreira, mas poucos contam o que é preciso para isso. Muitos até se enganam e acham que será fácil  pensando que, afinal, o destino já está traçado e não precisa  se esforçar.

O fato é que, se não fizer sua parte, a sorte  sozinha não vai resolver tudo.

Existem competências e habilidades que a pessoa precisa ter ou desenvolver. Mas isso é  papo para mais adiante. A conversa aqui  assume que a pessoa já tem isso. Quantas vezes  vi profissionais afundarem apesar de suas competências e habilidades! O que explica isso?

Muitas coisas, certamente. Mas vamos nos concentrar aqui em dois pontos super importantes no desenvolvimento de carreiras: a capacidade da pessoa ser disciplinada e determinada.

Com o “pessoa disciplinada” quero dizer a pessoa que tem método, se organiza para trabalhar e convive com as regras de funcionamento da empresa onde trabalha.

“Determinada” se refere mais à pessoa que sabe onde quer chegar e busca os meios adequados para vencer as dificuldades e alcançar os objetivos.

Essas duas características, na minha opinião, se completam. Quando via profissionais que tinham essas duas capacidades, dava para ter certeza que a missão iria ser cumprida e bem feita. Por quê?

A pessoa disciplinada é aquela que compreende o ambiente em que está: o tipo de empresa, os objetivos da empresa, a cultura da empresa, os valores, tem com eles uma boa afinidade e é focado no que precisa ser realizado. E irá trabalhar  atenta a isso.

A situação mais difícil, e até frustrante, é uma pessoa estar em uma empresa e ficar criticando tudo que existe lá. Em vez de colocar sua energia  para tocar bem os projetos ou buscar o crescimento da empresa, ela a gasta em criticar, em desqualificar as características da empresa.

Se a pessoa  compreende o ambiente onde trabalha, e age de forma compatível, fica mais fácil incorporar / desenvolver métodos de trabalho adequados e que se somarão ao que a empresa tem de bom.

Por outro lado, a pessoa determinada, por saber onde quer chegar, fará as coisas acontecerem.

Basta olhar como a vida empresarial funciona. Para atingir os resultados que a empresa deseja, muitas ações precisam ser realizadas: ter os produtos adequados aos mercados em que atua,  a capacidade de produzir (máquinas, gente, etc), a logística necessária,  os clientes, diferenciais competitivos em relação aos concorrentes, compras, departamento financeiro, cobrança, RH, TI, e por aí vai….

Empresas de serviços têm suas diferenças mas precisam de recursos de produção do mesmo jeito.

Todos os processos necessários envolvem e dependem de gente, em maior ou menor grau. Aí é que dá para ver  a diferença que faz uma pessoa determinada  a buscar soluções para os desafios e problemas.

Vamos olhar agora sob o ângulo da empregabilidade.

O que quero argumentar, é óbvio, é que vale a pena ser disciplinado e determinado.

Em um ambiente competitivo, com muitos funcionários disputando as oportunidades internas de crescimento, quem vai ter maiores chances de progredir na empresa?

Resposta simples. Além do mais, ser focado (disciplinado) e visionário (no sentido de determinado) exige o  mesmo esforço do que ser um enganador.

Por outro lado, uma pessoa que busca padrões elevados atinge  tal competência que  um dia poderá até montar seu próprio negócio. É assim que surgem muitos empreendedores.

Muitas empresas até são criticadas por exigir “além do limite” de seus funcionários. Não apoio isso totalmente, mas parece que um dos argumentos dessas empresas  é poder descobrir na prática  quem são os talentos verdadeiros, aqueles que dão conta do recado de maneira mais eficaz. Aqueles que poderão ser promovidos um dia para desafios mais complexos. Isso é meritocracia.

Quem critica essa forma de agir muitas vezes não sabe que, quando essas empresas abrem programas de seleção de trainees, aparecem mais que 100 candidatos para cada vaga, às vezes até mais. Todos conhecem empresas como essas.

O que as pessoas precisam compreender é que serem eficazes não vai lhes arrancar pedaços. Pelo contrário, vai lhes facilitar a vida.

Pense bem: o mundo está cada vez mais competitivo. Ter foco e ser visionário irá te ajudar muito a encontrar o seu lugar.

Cadu Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BeTube Ads