Escolha o Rumo para sua Vida e Carreira

admin 25 de fevereiro de 2017 711 Nenhum Comentário

image

Comece a pensar nisso agora, com método

Como comentei no post anterior, escolha de rumo é fundamental para quem quer construir um futuro.

Quando somos jovens, às vezes cometemos um equívoco, compreensível: não pensamos que iremos envelhecer. Achamos que temos todo o tempo do mundo.

Se entendemos o que está atrás disso poderemos começar a fazer nossas escolhas com mais tranquilidade, sem achar que somos os únicos perdidos do mundo.

A vida é assim: vivemos o momento presente e dele desfrutamos, bem ou mal, cada pessoa do jeito que consegue ou escolhe. Muitos nem pensam que vai existir amanhã.

O problema é quando se arrepende depois, às vezes muito tarde. Por isso é importante começar a pensar  e fazer escolhas o mais cedo possível. E o mais importante, sem deixar de desfrutar do presente.

Como executivo, trabalhei 32 anos na mesma empresa, em diversas funções, desde construção de fábricas, passando por produção até chegar à diretoria e ao Conselho da empresa. Nesse tempo, conheci muitas pessoas diferentes, de vários níveis sociais.

Dava para sentir quando a pessoa teria um futuro, ou quando a pessoa não iria muito longe na carreira.

Um dos diferenciais era a postura da pessoa em relação à sua própria realidade.

Outro, a forma e a determinação como ela agia em relação ao seu trabalho e à tarefa que tinha pela frente.

Era visível  como os derrotistas  assumiam que seus destinos já estavam traçados e não teriam como sair deles. Total  contraste com as pessoas que, mesmo vivendo situações difíceis, encaravam sua realidade e lutavam para mudá-la.

Uns focando na fatalidade do destino, outros na busca de alternativas.

O que  vale a pena destacar aqui, é que a realidade presente na vida de  uma pessoa  hoje não determina o  seu destino. Minha proposta é que a pessoa assuma a responsabilidade para mudar a sua realidade.

Assim, a escolha de rumos é o primeiro passo para ter um bom  futuro pessoal e profissional. Não tem que lamentar onde nasceu, qual educação os pais puderam dar, qual o nível social dos pais, para ficar limitado a algumas desculpas que já escutei.

Como virar o jogo?

Começando por aceitar  a própria realidade, sugiro.

Depois, tem que fazer as perguntas óbvias: vou aceitar essa realidade? Sim ou não? O que posso fazer  para começar a mudar isso?

Aí, a pessoa tem duas opções: aceitar e viver reclamando da vida ou pensar como mudar.

Acredito muito na força do trabalho, da vontade, e da capacidade de pensar do ser humano.

Para mim, só há uma alternativa: lutar para transformar. Sempre falei para as pessoas que trabalhavam comigo que a vida é uma bicicleta: se parar de pedalar, cai.

Se você considerar que isso é válido para seu caso, continue a ler. Caso contrário, pare aqui mesmo e não perca tempo.

Se quiser seguir em frente, vamos lá.

Primeiro, é entender  onde você está hoje, onde deseja chegar, e em qual tempo.

Por exemplo: vou fazer vestibular no próximo ano e gostaria de, em 10 anos, ser diretor de uma empresa de grande porte.

Para isso você tem que estudar para passar no vestibular ( 1 ano), fazer 4 ou 5 anos de faculdade, arranjar um emprego em uma boa empresa (alguns meses, dependendo de sua capacidade e de seus competidores, da situação da economia), trabalhar em um cargo operacional ( 2 anos), trabalhar em um cargo gerencial e conseguir ser promovido ( 2 a 3 anos). Já deu os 10 anos.

Possível? Sim. Fácil? Não.

Não há como prever mas você, agindo assim, definiu um rumo, estabeleceu uma meta. Mas nada assegura que você a atingirá. Novamente, duas escolhas: ou seguir ou desistir.

O que defendo é que  rumo não é uma linha, estreita, precisa e imutável. Rumo é uma faixa larga,  é a direção que se deseja e que necessariamente exigirá correções durante a jornada. Justamente porque ninguém sabe o que virá, é preciso estar atento e ajustar as ações conforme as circunstâncias. O melhor que pode acontecer é você atingir a sua meta até mesmo antes do planejado. O pior é demorar um pouco mais. Mas você estará a cada dia mais perto da sua meta.

É com você, cara.

Cadu Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BeTube Ads