Rede de Relacionamento

admin 12 de maio de 2017 322 Nenhum Comentário

image

MONTE SUA REDE DE RELACIONAMENTO –

Você é o que você consegue construir. Bons contatos valem muito.

Networking nunca foi tão importante como hoje, quando se tem tanto desemprego. Mas, independente do momento, vai continuar sendo.

Quase todo mundo já viu essa situação: uma pessoa que estava desempregada há algum tempo de repente aparece com um novo emprego sem ninguém saber como, enquanto milhares de pessoas continuam tontas buscando alternativas.

Muitas vezes trata-se de processo normal que a pessoa seguiu, mas muitíssimo mais isso acontece porque a pessoa era bem relacionada, construiu uma história de credibilidade perante seus contatos e soube usar seu networking de forma eficaz. Isso, porque grande parte das oportunidades de trabalho não aparecem no mercado e são preenchidas através de recomendações.

Além disso, outra situação comum é uma pessoa que vive de fazer negócios e deseja chegar até um determinado cliente potencial. O que ela faz? Usa os trâmites normais tentando abrir um contato; ou trata de descobrir se algum de seus conhecidos tem acesso àquele cliente potencial.

Em um mundo onde as pessoas têm muita dificuldade de selecionar bons fornecedores, bons parceiros, bons funcionários, uma indicação confiável ajuda e muito!!!

Como fazer para construir sua rede de relacionamento, então?

Primeiro, acreditar que vale a pena. E para simplificar isso: você não tem nada a perder sendo querido e lembrado;

Segundo: aprender a respeitar as opiniões dos outros. Relacionamento interpessoal de qualidade pressupõe que as pessoas possam ter bom convívio apesar de terem convicções ou opiniões diferentes;

Terceiro: tempo. Não precisa explicar que leva-se tempo para construir reputação. Muito mais para se construir bons contatos;

Quarto: valorize seus contatos. Não adianta construir uma boa lista de contatos. É preciso mante-los.

Quinto: seja coerente. Se você um dia quer ser ajudado, precisa estar disposto a ajudar. Nunca você saberá se irá precisar daquela pessoa, mas o que importa isso? Você ajudou-a e fortaleceu os vínculos. Além do mais, você com isso está criando uma corrente do bem.

Sexto: não pise na bola! Quem te der uma recomendação vai acompanhar se você irá corresponder a essa confiança, ou nunca mais irá te indicar para nada.

O Linkedin é uma forma eficiente de você se expor mais. Já começam a surgir ferramentas eletrônicas de buscas para seleção de potenciais candidatos. Novas tecnologias ainda surgirão nesse campo, mas nada substituirá o networking bem construído.

Garanto, além de tudo, vai ser muito prazeroso.

Cadu Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BeTube Ads