Seja Empreendedor na sua Carreira

admin 12 de maio de 2017 425 Nenhum Comentário

image

QUAL A VANTAGEM DE VOCÊ SER EMPREENDEDOR NA EMPRESA EM QUE TRABALHA? –

Muitos empresários de sucesso começaram a carreira como empregados e agiam como donos.

Durante todos os meus anos de trabalho como executivo, eu tinha uma única compreensão sobre a vida empresarial: tenho que acertar, porque se falhar, minha carreira acaba num instante.

Eu enxergava isso de maneira muito objetiva: ou me daria bem e cresceria na empresa que me contratou, ou com meu curriculum ampliado poderia pretender melhores posições em outras empresas, ou poderia, com o conhecimento adquirido, montar minha própria empresa.

Para mim, era crucial conquistar uma posição na empresa que me contratou. E, dali, me preparar para os passos seguintes fossem onde fossem.

Penso que agir como dono traz seus benefícios.

Muita gente acha que não deve se dedicar tanto à empresa que a contrata. Na minha opinião, nada mais equivocado.

Meu argumento é um só: onde você quer chegar?

Diversas respostas, com certeza. Mas,em comum, acredito que todos nós queremos ser bem sucedidos.

Se isso é verdade, por que tanta gente enrola no trabalho, fingindo dar duro, mas na verdade apenas joga para a torcida?

Acredito que muitas pessoas acham que podem se dar bem agindo dessa forma. Pessoalmente, só conheço um caso de enganador que tem se dado bem. Não sei até quando. Os demais enganadores que conheci, só tiveram problemas em suas carreiras.

Então, se temos realmente o objetivo final de sermos bem sucedidos, por que não aproveitar a oportunidade de trabalhar como executivo, de qualquer nível, e desenvolver conhecimentos e competências?

Agindo assim, a pessoa tem a oportunidade de aprender, desenvolver capacidade de análise e julgamento, testar formas de agir, processos decisórios, rever e comparar o planejado com o resultado efetivo… e por aí vai. E mais: com o benefício de ter alguém te pagando para se desenvolver. Na minha opinião, é o melhor dos mundos!!!!! É como se fosse um MBA, só que para valer!!! O produto, se podemos chama-lo assim, é a boa reputação profissional.

Não dá para dizer que todo mundo vai se dar bem agindo assim, mas tenho certeza de que o grande beneficiário será você, no mínimo porque ficou com todo o conhecimento gerado no processo de desenvolvimento. A empresa certamente se beneficiou de seu esforço e performance, mas o know-how ficou com você. Não existe empresa que não dependa da competência de suas pessoas.

Portanto, crie para si um valor que as empresas sempre irão necessitar, seja como executivo, seja como dono.

Lembro-me de um caso simples contado por um amigo.

Seu pai, chinês, era muito pobre. Ainda jovem, arranjou um emprego como ajudante de cozinha. Atento, durante anos, ele foi aprendendo os segredos da cozinha chinesa, trabalhando duro e se dedicando ao máximo que podia para fazer seu serviço bem feito e ganhar a confiança do cozinheiro chefe. Para seu chefe, ele era parte da solução e não do problema, já que para a cozinha funcionar precisa ter alguém que limpe bem as panelas e pratos.O chefe foi lhe passando os segredos. Aprendeu, praticou, desenvolveu um conhecimento que ninguém poderia tirar dele.

Muitos anos depois ele decidiu imigrar para o Brasil, onde trabalhou e mais tarde abriu um restaurante. Hoje, este restaurante já é administrado pela terceira geração. E a gente já vê a quarta geração circulando pelo ambiente.

Ele poderia ter continuado a viver na China no mesmo restaurante onde um dia poderia se tornar o cozinheiro chefe. Ninguém consegue controlar isso, mas o fato indiscutível é que, quando surgiu a oportunidade – ou necessidade – de imigrar, ele tinha um conhecimento que poderia ajudá-lo.

Claro, ele não podia imaginar que, agindo como agiu, ele estava preparando o futuro dele, dos filhos e netos que ele nem sabia que iria ter um dia. Isso na verdade é o de menos porque trata-se do imponderável. Ele apenas fez o melhor que podia e isso lhe abriu oportunidades.

Se a gente olhar para os lados, vamos ver vários casos de empreendedores de sucesso baseados nesta mesma idéia.

O que dá para tirar dessa história? Acho que ela mostra que quem age como dono tem maiores oportunidades de sucesso na vida.

Cadu Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BeTube Ads